quarta-feira, 30 de março de 2011

ISO 26000 - Norma internacional de responsabilidade social

Lançada em dezembro de 2010, a ISO 26000, estabelece diretrizes sobre responsabilidade social. A norma é inédita e fruto de um longo processo de discussão, iniciado em 2006, coordenado pelo Brasil e Suécia, e que envolveu 450 técnicos de 99 países.


No contexto social em que vivemos é cada vez mais cobrada práticas sustentáveis nas empresas. O desempenho da organização em relação à sociedade e ao meio ambiente se tornou parte fundamental na avaliação do seu desempenho geral e no sucesso do seu negócio.


A ISO 26000 não é uma norma de certificação, mas fornece orientações de práticas sustentáveis nas esferas social, ambiental, política, entre outras, estimulando as organizações a se tornarem mais socialmente responsáveis ao utilizar a norma, que pode ser aplicada a todos os tipos de organizações.


Entre os princípios da ISO 26000, podem-se destacar:

Accountability

Transparência

Comportamento ético

Respeito pelos interesses das partes interessadas

Respeito pelo estado de direito

Respeito pelas normas internacionais de comportamento

Respeito pelos direitos humanos


Outra novidade advinda da ISO 26000 é a mudança na definição de “stakeholders” ou partes interessadas. Na literatura clássica é considerado stakeholders pessoas, grupos de pessoas e outras entidades, com interesses legítimos nas ações e operações das organizações. Já a ISO 26000 afirma que pode ser considerado stakeholder ou parte interessada, qualquer pessoa ou grupo que tem um interesse em quaisquer decisões ou atividades de uma organização.


Num mundo onde um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável, onde os recursos naturais são finitos e que em 2050 sua população pode chegar a seis bilhões de pessoas, estava mais que na hora de se pensar numa nova forma de relação entre as organizações e a sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário