Empresas que comunicam sempre constroem a credibilidade no dia-a-dia e conquistam a confiança de seus interlocutores, numa soma de discurso de ações.
Deixar para comunicar quando o problema está estabelecido (e isso vale para público interno, vizinhos, imprensa, acionistas, etc e tal) é perder boa porcentagem de chance de êxito. Quando se está no meio do furacão, conquistar a confiança é tarefa árdua, quiçá impossível.
No caso dos licenciamentos ambientais, o diálogo com a comunidade é etapa fundamental que interfere em todo o potencial de êxito do projeto. Neste caso, diálogo e flexibilidade. O caso do Mercado do Cruzeiro em Belo Horizonte é bom exemplo (aqui matéria do EM). Prefeitura e empreendedores não deram ouvidos à população, e agora todo o projeto está ameaçado. Um diálogo consistente, transparente e prévio poderia ter resolvido a questão antes de ser pauta da audiência pública, e, neste momento, moradores, empreendedores e prefeitura poderiam estar comemorando.
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