quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diálogo é antes, depois é gerenciamento de crise

Comunicar institucionalmente é estabelecer um diálogo estratégico com todos os públicos de interesse (stakeholders). Diálogo, assim como acontece nas relações afetivas ou cotidianas, é construído na calmaria, com respeito entre as partes.

Empresas que comunicam sempre constroem a credibilidade no dia-a-dia e conquistam a confiança de seus interlocutores, numa soma de discurso de ações.

Deixar para comunicar quando o problema está estabelecido (e isso vale para público interno, vizinhos, imprensa, acionistas, etc e tal) é perder boa porcentagem de chance de êxito. Quando se está no meio do furacão, conquistar a confiança é tarefa árdua, quiçá impossível.

No caso dos licenciamentos ambientais, o diálogo com a comunidade é etapa fundamental que interfere em todo o potencial de êxito do projeto. Neste caso, diálogo e flexibilidade. O caso do Mercado do Cruzeiro em Belo Horizonte é bom exemplo (aqui matéria do EM). Prefeitura e empreendedores não deram ouvidos à população, e agora todo o projeto está ameaçado. Um diálogo consistente, transparente e prévio poderia ter resolvido a questão antes de ser pauta da audiência pública, e, neste momento, moradores, empreendedores e prefeitura poderiam estar comemorando.

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