sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Feliz 2011



2011 é um ano novo para a política, para o Brasil, para Minas.

2011 é um ano de consolidação das mudanças promovidas em 2010.

Desejamos que a novidade venha pautada no humanismo, no respeito às pessoas,

nos relacionamentos transparentes, no hábito da escuta,

para a construção de uma sociedade melhor.


[...]

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Blog do Planalto

Hoje, no blog do Planalto, um post mostra um menino brasileiro, na Coreia do Sul, que quis conhecer o Lula porque quer ser presidente para construir escolas públicas.

A notícia parece singela, mas sua divulgação é estratégica. Um dos destaques para o governo Lula é a excelente capacidade de fortalecer a imagem do presidente. Claro que ele contribui muito para ter se tornado um mito. É um mistura de história pessoal, amadurecimento democrático, discurso afiado e bons resultados no governo.

Junto a tudo isso, a história do menino que quer ser presidente para construir escolas públicas de qualidade vira uma boa metáfora.
[...]

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Comunicação e futebol

Tal qual o futebol no Brasil, muita gente se acha expert em Comunicação.
É claro que a Comunicação bem feita se parece muito com o cliente, pois tem o dever de traduzi-lo de forma estratégica, mas isso é resultado de técnica, teoria, diagnóstico, conhecimento, e compreensão dos processos de comunicação.
É um desafio para as empresas de comunicação se mostrarem como detentoras de conhecimento específico. Entendo que isso ainda seja novo para muitos, até porque o mercado de comunicação tem muita coisa improvisada por aí, mas é pauta urgente.
O lado bom é que, uma vez dado o crédito para a empresa de comunicação, o cliente nunca mais se sente especialista no tema. Aí não larga mais o osso.
[...]

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ISO 26000 - responsabilidade social

O relacionamento com as pessoas que estão, por opção ou não, envolvidas em processos criados e desenvolvidos por empresas está indicado como uma das normas para a responsabilidade social das empresas.

A ISO 26000 (em discussão) é a norma internacional que estabelece diretrizes para a responsabilidade social . A norma estabelece relação direta entre responsabilidade social e identificação e engajamento de partes interessadas e a transparência, sendo esta definida como “franqueza sobre decisões e atividades que afetam a sociedade, a economia e o meio ambiente, e o desejo de comunicá-las de forma clara, precisa, oportuna, honesta e completa”.

[...]

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Viaduto das Almas - fim de uma era da imprensa

A imprensa mineira anuncia hoje o início do funcionamento do viaduto Márcio Rocha Martins, que substituirá o famoso Viaduto das Almas em Itabirito.
A notícia é sim muito boa, mas é também o início do fim de uma era da imprensa. Imagino que quem trabalhou nos caderno de Cidades em Minas desde 1 de fevereiro de 1957 - últimos 53 anos - fez alguma matéria referente ao viaduto.
Era um assunto meio coringa. Os acidentes foram muitos (o Estado de Minas calcula 75 mortes), assim como os aniversários de acidentes, as promessas de novas obras e as matérias que simplesmente falavam do medo de quem passava por ali. (Eu particularmente fui duas vezes fazer matéria no local sem que houvesse nenhum fato novo)
No caderno especial publicado neste ano, o EM predica da seguinte forma o viaduto ainda no lead: "macabro viaduto Vila Rica, mais conhecido como Viaduto das Almas, no km 592 da BR040, em Itabirito, Região Central de Minas".
A torcida agora é para que os acidentes acabem e os jornalistas possam procurar outras matérias frias em domingos de plantão, pois não terão plantões aquecidos com acidentes fatais na região.
[...]

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Jornal comunitário

O jornal comunitário parece uma tentação para quem contrata. Ver uma ferramenta que divulga informações de relevância para um determinado grupo conquistar credibilidade deve dar uma coceirinha em alguns. Afinal, é um grupo estratégico para quem contrata. Mas ceder à tentação é o primeiro passo para jogar a credibilidade conquistada no lixo. Acrescentar publicação institucional em veículo comunitário é um grande tiro no pé para o relacionamento institucional.
[...]

terça-feira, 31 de agosto de 2010

JB na internet: Fim das dívidas ou Era digital

Circulou hoje, 31 de agosto, pela última vez a versão impressa do Jornal do Brasil. A partir de amanhã os leitores do tradicional JB terão somente a versão on line à disposição. Com dívidas que somam 800 milhões de reais e discurso de sustentabilidade, o empresário Nelson Tanure anunciou há um mês que abandonaria o papel, concentrando-se na edição da internet. Uma reflexão: A nova fase do JB faz parte do novo cenário de convergência e novas mídias digitais ou é apenas uma alternativa para se livrar das dívidas?

A cada dia aumenta o número de pessoas que utilizam a internet como principal fonte de informação, as redes sociais como o Twitter e Facebook ganham cada vez mais fôlego e pautam a impressa tradicional. O viés da sustentabilidade também é interessante, segundo a nota de despedida publicada no site do JB, “uma única edição de domingo consome cerca de 200 árvores que demoram anos para crescer e ocupam 40 mil metros quadrados de florestas. Isso equivale a quatro campos e meio de futebol”. No contexto atual, as práticas sustentáveis são cada vez mais necessárias e valorizadas. Ainda na nota, o JB afirma que “seguirá existindo ágil, moderno, influente e mais ecológico”.

Esperamos que sim, pois o dead line acabou!

Confira alguns posts relacionados:

Observatório da imprensa

Carta Capital

[...]

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Comunicação Comunitária

A comunicação comunitária deve estar apoiada em três ações: escuta, integração e alinhamento estratégico. É impossível uma comunicação comunitária efetiva em que não haja integração com as pessoas - o que é possível pelo processo de escuta - e mudança de comportamento a fim de construir uma convivência harmoniosa.

Claro que os conceitos norteadores da empresa devem ser considerados, mas se entre eles não estão a transparência e um toque de sustentabilidade, a comunicação comunitária é em vão, ou ineficiente, ou inexistente.

Foi-se o tempo em que comunidade era inocente e aos poucos vai-se tempo em que as empresas se sentiam no centro dos processos.
[...]

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mapeamento de stakeholder

Na primeira vez que escutei a expressão "mapeamento de stakeholder" fiquei tensa, muito tensa, porque eu não sabia o que queria dizer e sabia que seria eu quem faria isso. Mas com pouco tempo de reunião entendi que eram os públicos de relacionamento e que minha tarefa era identificá-los e dizer qual a demanda de informação que cada grupo tinha e qual era o melhor meio para a comunicação. Isso faz alguns bons anos.

Agora cá estamos de novo redescobrindo o trabalho. O diferencial é que o mapeamento deve ser com dados secundários após uma breve visita ao local. É preciso recuperar a alma de repórter para espiar e assuntar sem ser percebido e assim conseguir entender sobre a vida das pessoas. Além disso, é preciso colocar toda a sensibilidade em todos os poros para compreender o ambiente.

O tal mapeamento de stakeholder é pura antropologia articulada com a comunicação.
[...]

sábado, 31 de julho de 2010

Matéria O Tempo sobre sustentabilidade

O Tempo traz uma matéria hoje sobre a sustentabilidade nas empresas. Será uma série.





Modelos do passado não podem ser mais usados”

Sergio Myssior
diretor de meio ambiente do IAB-MG

Os modelos de desenvolvimento do passado já não representam e espelham as demandas e necessidades do presente, muito menos o legado que queremos deixar para as futuras gerações. Neste sentido, é importante refletir sobre os efeitos adversos do crescimento e os princípios contemporâneos que podem contribuir para a construção de um processo mais justo e igualitário para o desenvolvimento.

Focando na região metropolitana de Belo Horizonte, é preciso valorizar os ativos ambientais, paisagísticos, o patrimônio material e imaterial e as características locais e buscar o equilíbrio entre os diversos fatores.

Para tanto, é importante conhecer em detalhe cada município, cada povoado, cada comunidade, buscando entender a relação destas pessoas com o lugar. Mas como obter tantas informações e conseguir equilibrar todos estes aspectos? A resposta pode estar na gestão participativa, um processo que cria a base necessária para a melhoria qualitativa.

[...]

A tal sustentabilidade

Trabalhar no último ano e meio com o plano de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos nos deu uma compreensão encantadora sobre o que é, de fato, meio ambiente e sustentabilidade. De forma resumida, pela ótica de quem trabalha nas Ciências Humanas, sustentabilidade é relacionar-se, de forma integrada - respeitando os limites de cada um - com as pessoas, o ambiente, a história, o solo, a cultura, o futuro.

Mas o que se fala por aí é um conjunto de oportunismos. Fazer campanha para apagar a luz quando sair está longe de ser ação sustentável. Uma empresa sustentável é transparente com seus funcionários, investe para que o crescimento seja em conjunto, preserva o meio ambiente, conversa com seus vizinhos, conhece bem cada um de seus impactos e atua para minimizá-los quando são negativos e aumentá-los quando positivos.

E quanto ao meio ambiente, é muito mais que falar da ararinha azul. Preservar o meio ambiente é se preservar em conjunto com tudo o que ao redor. É um ato de humildade diante da humanidade.
[...]

terça-feira, 27 de julho de 2010

FIT 2010

A programação do FIT – Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte está prometendo bons momentos. Na estréia, no dia 5 de agosto, artistas suspensos “voarão” na Praça da Estação. Nos dias seguintes, palhaços, dançarinos de flamenco, artistas de rua e nomes consagrados de Minas, do Brasil e do mundo afora oferecerão dias de puro deleite cultural. Até lá, muito trabalho pela frente!

[...]

Boas vindas

O Blog da Sensata é um espaço para a exposição dos pensamentos sobre comunicação de toda a equipe. Sejam todos bem vindos!!!!
[...]